Ácido Tranexâmico: o que é? Clareia manchas? Ajuda na melasma? Conheça todos os benefícios


 De tempos em tempos surgem novos popstars na indústria cosmética. Vocês lembram do hype do ácido hialurônico, dos AHAs/BHAs, da vitamina C (que inclusive já abordei aqui)? Agora é a vez do ácido tranexâmico. Saiba tudo sobre o novo queridinho dos dermatologistas e como ele pode lhe ajudar no combate de manchas da pele, inclusive as dificílimas de tratar como as manchas da melasma e mais.


Primeiramente, o que é o ácido tranexâmico?

O ácido tranexâmico é um derivado sintético do aminoácido lisina, e ao contrário do que muitos pensam, não é uma descoberta recente, foi usado pela primeira vez em 1979 para tratar melasma, no Japão. Antes disso, seus usos médicos se destinavam ao controle e profilaxia de hemorragias, como as provocadas por hiperfibrinólise e de cirurgias com diversas finalidades. Por isso, é encontrado na forma de comprimido e nesse caso em específico não deve ser usado sem prescrição médica devido as contraindicações, viu?

Mas, o que vem chamando a atenção do universo do skincare é a sua capacidade de clarear manchas através do uso tópico, a fim de obter uma complexão uniforme. Isso se deve por conta da habilidade do ácido de inibir a tirosinase - a enzima-chave para a biossíntese da melanina. E de inibir a conversão do plasminogênio em plasmina, que é gerada quando surgem agressões a pele, tais como inflamação, machucado, queimaduras solares, etc.


Em quais casos o ácido tranexâmico é indicado?

De acordo com os especialistas, o ácido tranexâmico é indicado em casos de manchas da pele, como:

  • Hiperpigmentação
  • Manchas de acne
  • Manchas vermelhas-arroxeadas (que também pode ser o eritema pós-inflamatório)
  • Manchas solares
  • Melasma


E, por falar em melasma, precisamos falar sobre essa opção de tratamento...

Ácido tranexâmico no tratamento da melasma

Muitos estudos mostram que o ácido tranexâmico é altamente eficaz no tratamento da melasma e clareamento da hiperpigmentação da pele. Outro ponto é o baixo índice de efeitos colaterais, como ardência e irritação, que apesar de pouco provável pode acontecer e vou falar como evitar abaixo.

Como usar o ácido tranexâmico

A forma mais indicada é o uso tópico, com cremes e séruns a base do ácido tranexâmico, aplicado duas vezes ao dia, com uso de protetor solar durante o dia. Também existem os tratamentos injetável e oral, que devem ser administrados por um dermatologista.

Via de regra, o ácido tranexâmico não deve ser usado juntamente com outros ácidos, no máximo 1 ou 2. Embora o mais indicado seja usar um por vez, porque pode levar a irritação local, vermelhidão e descamação. Para maximizar o poder de clareamento, pode ser usado com ácido kójico ou vitamina C. Uso com retinol também é tranquilo. E não esqueça de usar um potente hidratante para manter a pele íntegra e usufruir dos benefícios. Para quem sofre de eczema, é bom fazer o teste do toque no pulso para observar a reação da pele, apenas por precaução.

Produtos com ácido tranexâmico



Recapitulando...

ÁCIDO TRANEXÂMICO

Tipo de ingrediente: ácido

Principais benefícios: clareia hiperpigmentação, ilumina a pele, reduz o aparecimento de cicatrizes de acne.

Quem deve usar: geralmente, o ácido tranexâmico é seguro para todos os tipos de pele. Aqueles com pele super sensível ou eczema devem fazer um teste de contato na parte interna do pulso.

Com que frequência usar: idealmente, o ácido tranexâmico seria aplicado duas vezes ao dia, mas alguns sugerem começar com uma aplicação por dia para ver como ele reage com a sua pele.

Funciona bem com: vitamina C, FPS, ácido hialurônico, retinol.

Não usar com: vários ácidos diferentes, use apenas com um ou dois para evitar irritação.

E aí, pretende usar? Se já usou, qual foi sua experiência? Compartilhe conosco!

Comente

Postar um comentário

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

louiserichelle_

Richelle Castro | Blog de beleza, autocuidado, moda e mais!