Como se vestir bem no inverno sem passar frio

Como se vestir bem no frio? Eis a questão para muitos brasileiros, acostumados com um clima mais ameno ou dependendo da região em que mora, norte e nordeste, a palavra inverno mal existe, as roupas de inverno podem gerar muitas dúvidas. Afinal, como acomodar tantos casacos? Como vestir camadas de roupas sem parecer o mascote da Michelin? São várias as dúvidas. Pois a partir de agora você sair um especialista de roupas invernais e não irá passar frio na Europa, nem em outro lugar do mundo.


Como se vestir corretamente no frio?

A maneira mais eficaz de se proteger do frio é vestir roupas em camadas de forma inteligente. O sistema de camadas vai depender da intensidade do frio, local que você vai visitar e atividade que irá fazer.

Em países desenvolvidos, o frio é só sentido nas ruas, porque as construções são elaboradas com isolamento térmico e aquecedores centrais, portanto, em lojas, museus, hotéis e restaurantes, um simples casaco pode aquecer muito bem. Por isso que muitos turistas afirmam sentir muito mais frio no Brasil do que no inverno europeu!

A temperatura importa. Assim, pesquise com antecedência as temperaturas do seu destino. Locais onde os termômetros que marcam entre 10°C e 5°C não necessitam de muita tecnologia para se esquentar, um casaquinho e uma segunda pele sob a calça já serão suficientes. No entanto,  em temperaturas álgidas abaixo de 5°C, o ideal é usar o sistema de camadas. Essas camadas vão de 3 a 5 dependendo da necessidade e da atividade realizada.


1ª camada: segunda pele

O nome dessa camada já entrega, ela é a sua segunda pele; a roupa que estará mais próxima ao seu corpo, sem ser lingerie, é claro. Em inglês se chama thermal underwear. A segunda pele drena o suor do corpo, mas é uma roupa térmica, ou seja, auxilia no aquecimento.

A segunda pele possui variação de espessuras, que vai depender do frio que você enfrentará e das suas outras camadas - por exemplo, se usar um casaco pesado a segunda não precisa ser muito espessa. Na parte de baixo, é melhor que você use uma que o tecido seja mais grosso, já que na parte inferior do corpo nós usamos menos camadas que na parte superior.

Juro que não é publi, mas a empresa japonesa Uniqlo tem uma linha de peças de segunda pele com a tecnologia chamada HEATTECH que isola o calor corporal do usuário, promovendo um aquecimento otimizado. As blusas e calças leggings da linha são campeãs de elogios.

2ª camada: camada térmica

A segunda camada é a que possui o objetivo térmico, ou seja, manter seu corpo aquecido. Há vários tipos de tecidos, com diferentes espessuras. Alguns tecidos aquecem bem mais que outros, mas os preços também variam.

A lã proporciona conforto térmico: mantém o calor do corpo, mas ainda permite a passagem de ar. Por ser uma fibra natural, já que é de origem animal, como pelo de ovelha ― lã merino, por exemplo; cabra caxemira ou alpaca, têm a vantagem de permitir que a pele respire. Existe a lã vegana, feita de acrílico, porém ela é bem diferente e possui outras características (veja na seção abaixo que fala de fibra sintética).

Curiosidade: você sabia que a lã mais cara do mundo é a lã de vicunha, feita do pelo de um animal dos Andes? 

Fibra sintética

Já fibras sintéticas, como poliéster e acrílico são menos respiráveis. Sendo assim, aposte em fibras sintéticas para terceiras peças que aquecem (aquele casacão ou corta vento) e nas fibras naturais ou artificiais para estarem mais próximas ao corpo.

Há vários tipos de fibras sintéticas utilizadas como isolantes térmicos em casacos, como polares e fleeces. Casacos com fibra sintética podem ainda ser mais volumosos que os de pluma de ganso, visto que alguns materiais são piores que a pluma e necessitam de grande volume para ter a mesma eficiência que a pluma.

A vantagem desse tipo de material é que ele funciona melhor em ambientes de alta umidade e ele seca bem mais rápido do que o de pluma. Uma desvantagem é o peso, que é bem maior.

Pluma de ganso

Casacos feitos com pluma de ganso são ideais para ambientes muito frios, principalmente, para locais de baixa umidade. Se você estiver em um local com muita umidade, as penas de ganso perdem um pouco de sua capacidade de isolamento térmico. Casacos de pluma de ganso são leves, mas possuem a desvantagem de serem muito volumosos e demorar para secar. Então avalie bem se compensa o investimento.

Fleece

Uma das fibras sintéticas mais queridas é o fleece, que é um material que não é muito volumoso. Desenvolvido na década de 1980, é feito de fibras de poliéster, se assemelha a uma pelúcia baixa e é um tecido bem agradável. Os casacos de fleece são fabricados por várias marcas, porém o material também é usado em calças, meias e gorros.

3ª camada: capa impermeável e jaqueta corta vento

Em inglês, esta camada se chama outwear (roupa externa, em tradução livre). A terceira camada é uma capa impermeável, também conhecida como jaqueta corta vento. Ela vai te proteger não apenas da chuva, como também do vento, como o nome já indica. Há alguns lugares como no alto de morros ou em andares mais altos de edifícios em que o vento é muito forte.

Se você não usar um casaco desse tipo, o ar gelado irá diminuir bastante a eficiência da roupa intermediária em manter seu corpo quente e protegido.

Há várias marcas que vendem casacos com a 2ª e a 3ª camadas juntas. Elas vem juntas e possuem um zíper para você poder separá-las quando quiser, é bem legal para quem quer turistar e depois ir a um restaurante ou outro lugar aquecido.

Como ser estilosa e elegante no inverno

Agora que você aprendeu como montar camadas de roupas para se proteger do frio, a questão estética também importa. E você não precisa escolher entre conforto e estilo, dá para aliar os dois e mostrar toda sua personalidade no inverno.

Casaco de lã


Atriz e modelo Sienna Miller casaco sobretudo de lã bege candid paparazzi
Sienna Miller

Casaco icônico e atemporal, use sem erro em suas produções.

Casaco de pelúcia / teddy

Influencer Chiara Ferragni selfie espelho elevador usando casaco pelúcia teddy jeans colete tricot
Chiara Ferragni


Esse casaco tem ganhado popularidade nos últimos anos, adiciona informação de moda nos looks.

Jaqueta e colete puffer

mulher loira coque óculos escuros jeans jaqueta puffer


Jaquetas e coletes puffer matelassê que saíram das férias nos Alpes e invadiram as ruas das maiores metrópoles do mundo.

Parka

mulher selfie espelho jeans parka verde oliva


A jaqueta estilo militar voltou com tudo nos últimos tempos com a popularização da moda utilitária.

Pulôver / colete de tricot

colete pulôver pull over pied de poule old money aesthetic selfie bolsa


Lembra do pulôver? Ele voltou com tudo e traz toda bossa do preppy. Tanto o pulôver quanto o colete de tricot são peças feitas para serem sobrepostas a 1ª camada. O pulôver é muito confundido com o suéter, mas é de modo geral é feito de lã mais grossa.
→ Compre: Colete Pulôver

Cardigã

cardigã cardigan gola v tricot branco jeans branco loira cinto


O cardigã (do inglês, cardigan) é um agasalho confeccionado em lã, fina ou grossa, sempre com botões frontais e decote em V. Alguns modelos são sem gola, outros, com gola bem grande.

Gola rolê alta

mulher bolsa blusa cacharrel gola alta rolê calça alfaiataria xadrez


Mais uma peça atemporal que nunca sairá de moda.

Vestido suéter

mulher look inverno feminino vestido suéter bolsa caramelo bota alta over the knee camurça


Ideal para dia mais amenos, com esta peça principal, você conseguirá compor looks mais facilmente. Esse modelo valoriza a silhueta feminina e combina com uma bota alta over the knee, acima dos joelhos.

Macacão de neve

Mulher loira macacão de neve pelúcia puffer capuz


Item indispensável caso resolva ir para uma estação de esqui e praticar esportes ao ar livre na neve. Use e abuse de cores fortes, se não quiser se camuflar na neve, rs.

Calçados

Botas de neve impermeáveis

Gigi Hadid jaqueta puffer botas Ugg pretas look inverno paparazzi candid


Botas de neve impermeáveis são essenciais para não molhar os pés.

Botas de inverno forradas

Mulher loira look inverno colete puffer preto bolsa bege botas caramelo


Botas forradas que deixarão seus pés bem quentinhos.

Botas altas

Mulher loira look inverno feminino botas cano alto preto


Botas de cano alto alongam e dão um visual mais flamboyant.

Acessórios

Echarpe grossa e cachecol

Mulher loira look inverno cachecol echarpe bege


Uma echarpe ou cachecol ajuda a proteger o pescoço do vento frio.

Meia calça de inverno



Uma meia calça de inverno ideal é a térmica com forro peluciado que imita o efeito de uma meia fina. As de fio grosso tradicional ajudam a compor um look monocromático.

Luvas



As luvas deixam as mãos quentinhas. Não negligencie esse acessório, principalmente no frio mais intenso.

Gorros



O gorro garante a proteção da cabeça e as orelhas e garante um conforto maior nos seus passeios.

Protetores de ouvido



Se não quiser usar gorro, os protetores de ouvido serão seus melhores amigos. Além de dar todo o charme.

Óculos de sol



Pensou que óculos de sol era só para o verão? Não se engane, os óculos são muito importantes, pois protegem o sol dos reflexos do raios solares na neve. Principalmente se for esquiar.

É isso! Desejo a vocês um ótimo inverno com muito chocolate quente e fondue, e, aos viajantes, uma boa viagem! Até mais! Me siga nas redes sociais para acompanhar mais dicas. 
Comente

Postar um comentário

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

louiserichelle_

Richelle Castro | Blog de beleza, autocuidado, moda e mais!