Guia da meia-calça: como usar, dicas, looks e regras para não errar!


Este é seu guia definitivo completo sobre meia-calça, incluindo dicas de como usar, looks para inspiração e regras para não errar. Desde a higiene até a estética, as meias-calças têm muitas funções, e este guia irá ajudá-lo a escolher o melhor par para cada ocasião. Descubra qual sapato usar com meia-calça, como usar sandálias com meias-calças e os diferentes tipos de fios disponíveis. Além disso, saiba mais sobre marcas e indicações e dicas extras para manter suas meias-calças em ótimo estado.

Beyoncé com as famosas meias brilhantes, a cantora chega a usar quatro pares

Você sabia que as celebridades de Hollywood usam até dois pares de meias-calças brilhantes para obter aquele visual de perna sexy e cintilante? É uma ótima estratégia para não manchar o vestido com óleo iluminador.
Taylor Swift também ama usar meias-calças


Por que usar meia-calça?

Os principais motivos incluem hábitos higiênicos, para nossa conveniência e a estética.

  1. Higiene: as meias servem como uma barreira protetora entre a pele e o "mundo exterior". Imagine assentos de metrô, ônibus, cadeiras de restaurantes e bares que mal devem ser limpos com frequência.
  2. Também pela higiene: pés nus em sapatos de couro é sinônimo de calo e chulé ao final do dia, você não quer mat4r o marido com o mau cheiro quando voltar para casa, não? Haha.
  3. Praticidade e prevenção: previne assadura e escurecimento entre as coxas, tem motivo melhor que esse? Pessoas de coxas grossas me entenderão.
  4. Pela parte estética: pouquíssimas mulheres têm uma pele impecável nas pernas. A maioria das mulheres têm vermelhidão, varizes, manchas, celulites, estrias, folículo piloso visível após o raspar com lâmina ou até mesmo depilação com cera. São todas coisas normais, sim, mas podem gerar incômodo em algumas pessoas. E um bom par de meias transforma suas pernas completamente. As saias e vestidos ficam com um caimento melhor e ainda pode disfarçar a barriguinha (para aquelas que desejam isso).

Qual sapato usar com meia-calça?

Basicamente, apenas algumas sandálias bem abertas podem ser usadas sem meias e apenas em algumas circunstâncias: festas/coquetéis de verão no campo, passeios de férias e vestidos longos para a praia. Ao contrário do que você possa imaginar, as sandálias abertas com salto, feitas para um vestido de noite formal, devem ser usadas com meias finas, nunca com pernas nuas. Preferencialmente, use sempre a meia com o sapato fechado, mesmo que seja um dia quente de verão (enfim, talvez não no caso daqueles dias chatos).


Como usar sandálias com meias-calças


Demi Lovato sabiamente usando meia-calça arrastão bege com sandálias de salto peep toe.

Como eu citei anteriormente, não é o mais adequado. Mas para vestidos de noite e para eventos requintados (as sandálias de vestido de noite são diferentes das do dia a dia, certo?), é totalmente possível e vai mudar a forma que você põe as pernas para jogo. As meias devem ser muito finas, da cor da sua pele, quase invisíveis e sem demarcação de ponteira ou reforçada. Isso se aplica para sapatos de bico aberto (mas fechados atrás, os famosos peep toe), ou para costas abertas, mas fechados na frente (conhecida como mule), etc. Todas as variantes.

→ Compre: Meia Calça Lupo Loba Fina 5760-001 Fio 15 Clássica Microfibra Sem Demarcação De Ponteira


Se você não pode escolher entre usar ou não com sandálias, uma aposta é a meia arrastão bege (ou da cor da sua pele) com os menores orifícios - é mais leve para o verão, mas ainda assim realça o visual da perna.

→ Compre: Meia Arrastão P ao Plus Disfarça Celulite Yaffa Y2037 Skin


Outra alternativa é o modelo chamado Dedinhos ou Dedos Livres que deixa os dedos dos pés de fora, fica bem discreto com sapatos abertos!

→ Compre: Meia Calça Lupo 5765-001 Fio 15 Dedos Livres


Precisa combinar a cor da meia-calça com o sapato?

Taylor Swift usando meias pretas com sapatilhas amarelas e ficou uma graça :)

Resposta curta: não. Não é uma regra, eu particularmente prefiro as de cor de pele em todas as ocasiões. Mas se você for mais ousada e fashionista, nada impede de usar um sapato amarelo com meias amarelas num evento informal e descontraído.

Foto: Darya Sannikova

Tipos de fios de meias-calças

As meias-calças são classificadas por fios. Na gringa, denier é o termo usado. Basicamente, quanto maior o número, mais grossa será e, portanto, também mais fosca e mais quente. As de menor número são mais finas e transparentes, e dão uma aparência mais natural, porém são mais frágeis e demandam mais atenção. Confira abaixo as dicas e indicações para cada tipo de fio para decidir melhor qual escolher: 

Fios finos

Meias-calças de fios finos vão da numeração 7 a 20. Geralmente apresentam uma oferta maior de cores para servir para todos os tipos de tonalidades de pele. São ideais para o verão e dias quentes. Dão aquele efeito de pele perfeita, disfarçam imperfeições e embelezam o par de pernas.

Para o dia, recomendo o fio 15. Para a noite, 20, pois interage melhor com a luz artificial.

→ Compre: Meia Calça Trifil Fio 20 6308 Poliamida Tamanho Único

Kate Middleton usando meias-calças bege, para a realeza as meias também servem pra evitar cliques indiscretos

Fios grossos

Meias-calças de fios grossos são perfeitas para o inverno, pois protegem as pernas do vento gelado. Elas possibilitam usar saias e vestidos curtos no frio. A numeração de fios grossos vai de 40 (muito usado entre bailarinas), 50, 60, 70 e 80 (em dias de inverno mais rigorosos), por conterem mais fios na trama, são mais opacas e oferecem cores mais vibrantes como verde, azul, vermelho, roxo o que é ótimo para dar outra vida aos seus looks.

→ Compre: Meia Calça Lupo Loba 5830-001 Fio 40 Poliamida Opaca

Meias-calças pretas

Existe uma regra de etiqueta clássica que meias-calças pretas são apenas para velórios e funerais, felizmente essa regra já foi quebrada por vários ícones da moda. Para as baixinhas (como eu), uma dica valiosa: como as meias pretas encurtam a figura, usar um look monocromático todo preto, inclusive os sapatos, ajuda a alongar a linha vertical.

→ Compre: Meia Calça Fio 40 Lupo Loba Preta Clássica Opaca Inverno

Rihanna com um look retrô, as meias não podiam ficar de fora

Como usar meia-calça preta:

Para o inverno, recomendo 40 ou preto fosco 50+. Adoro meia-calça preta junta com scarpins ou botas pretas, alonga as pernas!

Outras possibilidades:

  • Meias-calças pretas de fios finos: usadas com vestido midi ou uma chemise esvoaçante, elas permitem que os looks de verão se tornem muito mais estação de transição.
  • Meias-calças pretas de fios grossos: um belo par de meias ousadas ou opacas usadas juntas a um mini vestido ou saia jeans dá uma vibe dos anos 1960 sem esforço. Um clássico!

Marcas

Depende do país, lugar. Me dou muito bem com marcas acessíveis como Trifil, Loba, Lupo, Marisa. Para mim o critério importante é estar confortável na cintura (que não enrole e cubra até a cintura para ficar com a barriga mais lisinha).


Marcas europeias:

  • Monoprix
  • Dim
  • Cecilia de Rafael
  • Philippe Matignon
  • Wolford (marca que a duquesa de Cambridge Kate Middleton usa!)

Looks com meias-calças

Kate Middleton com um look preto e branco e as meias onipresentes

Mais uma da Tay, dessa vez com meias estampadas, as listras verticais alongam

Miley Cyrus

Bella Hadid

Dicas extras

  • Comece pelas mais baratas, as mais caras apenas eventos especiais. Na prática, não há grandes diferenças. Eu visto as meias-calças caras só em festas e eventos formais, com muita lycra brilhante. As pernocas ficam lindas.
  • Para a eletricidade estática, recomendo borrifar um pouco de spray de cabelo na parte que fica contra a bainha, faz maravilhas.
  • Experimente as vintage (sim, aquelas 7/8 que se usam com cinta-liga) e se as suas meias fizerem "dobras" ou não ficarem com bom caimento em você, tente aumentar a quantidade de fechos. Existem as de ligas com 6 ou 8 fechos.
  • Rasgou ou abriu um buraco nas meias (escondido sob a saia, não nas partes visíveis, senão é tarde demais)? Você pode fazer um "remendo" com base de unha incolor nessa parte para evitar que propagação do rasgo na trama da peça.
  • Sempre que for calçar as meias (sim, a expressão correta é essa!), faça com muito cuidado, o mesmo quando for retirá-las. Elas são bem delicadas e e podem rasgar fácil.
  • Prefira as de cores mais próximas a da sua pele, se puder ver presencialmente em lojas físicas e comparar a cor, melhor ainda.
Se as suas meias estão assim, é hora de jogar fora, sinto muito :(. Foto: Cottonbro Studio

* Agradecimentos especiais a uma amiga da França que me ajudou com muitos insights e dicas de etiqueta para compor esse texto. 

Comente

Postar um comentário

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

richellecastro_

Richelle Castro - Blog de beleza, lifestyle, comportamento, moda e mais!