Formas de desbotar tinta do cabelo


Alguns devem estar estranhando o título do post. Mas vocês não leram errado! É exatamente a dica de hoje. Existem vários motivos os quais as pessoas optam por remover a tintura nos fios, seja para mudar de coloração, preparar para descoloração ou simplesmente porque enjoou. Seja lá o porquê, saiba como fazer isso.

No meu caso, que sou uma pessoa que adora mudanças no visual, já é a segunda vez que eu passo por esse processo, na primeira pra remover a tinta preta azulada para ir pro ruivo acobreado, agora estou indo do ruivo para o loiro claro bege.

É super importante antes de uma mudança na cor, deixar que a tinta anterior desbote o máximo que puder, exige paciência, principalmente se falarmos de tinturas permanente, escura, de farmácia, que são mais difíceis de serem removidas.

Veja a lista de jeitos de "tirar" tinta dos cabelos e meu parecer sobre cada uma:

Vitamina C

Sabe aqueles tabletes efervescentes de vitamina C? Pois é, a receita diz que tem que quebrá-los até virar um pó e misturar com shampoo antirresíduos. Aplicar no cabelo e deixar agindo por 30 minutos.

➔ Minha opinião:

Não vi muita diferença. Talvez valha a pena pra quem chumbou o cabelo com matizador, quer tirar excesso de tonalizante no cabelo, mas tinta acho difícil tirar bem. O lado bom é que resseca muito pouco.

Só com shampoo

Aqui, a indicação é passar shampoo antirresíduos ou comum mesmo com o cabelo ainda seco, mecha por mecha, colocar touca e deixar agindo por 30 minutos.

➔ Minha opinião:

Novamente, desbotou pouco, ao meu ver, é a mesma lógica do anterior, serve mais para tirar tinturas fantasias e tonalizantes. Também resseca pouco.


Bicarbonato de sódio

Receita: 1 medida de bicarbonato e 2 de shampoo, deixar agir por 30 minutos.

➔ Minha opinião:

Para mim, o pior no quesito ressecamento, desbota mais que os anteriores (creio que por conta do pH), mas sinceramente? Não acho que compense.


Dekap Color (Yamá), Colour Remover (Alpha Line) e outros removedores de coloração

O ideal é seguir as instruções do fabricante, que varia.

➔ Minha opinião:

Eu nunca usei, mas minha mãe e irmã sim, então minha opinião será na verdade a delas, haha. Eles são bastante eficientes e práticos sim, removem a coloração, mas é importante frisar que não clareiam pois não têm descolorante. Com tintas escuras talvez sejam necessárias mais aplicações.
O DekapColor é MUITO fedorento e demora pra sair, quanto aos outros, não ouvi reclamações do tipo.


Soap cap / shampoozada

Receita:
1 medida de shampoo + 1 medida de água oxigenada (volume 10, 20 ou 30 dependendo do grau de desbotamente que deseja) + 1 medida de pó descolorante. Não ultrapassar 30 minutos de ação.

➔ Minha opinião:

Excelente, me salvou várias vezes na hora que o bichinho da mudança me atacava. É menos agressivo que uma descoloração comum e cumpre o que promete.

Meu conselho é sempre passar uma máscara reconstrutora potente depois, independente do método que utilizar. A saúde dos seus fios é mais importante.

Mas, por que é tão difícil tirar tinta do cabelo e/ou mudar de cor?

Primeiro, precisamos entender que, o cabelo tem uma estrutura composta por três partes: cutículas, medula e córtex.
Estrutura capilar

Parafraseando a hair stylist Mahara Alberttoni, a grande diferença entre tinta de cabelo profissional e a de farmácia é que a profissional abre a cutícula [camada mais externa, como se fossem escamas], retira a cor natural e deposita pigmento no córtex [parte interna, do "meio"]. Já a de farmácia, deposita principalmente na cutícula, então ela vai ter vários metais pesados, "grudando" nos fios. Por isso é tão difícil de tirar. Portanto, o que vai definir essa dificuldade é principalmente a qualidade da tinta, quanto pior, pior será também remover. Na maioria das vezes, só cortando mesmo.

Espero que tenha aprendido um pouco mais sobre este processo! O que achou? Me siga nas redes para mais dicas.
Comente

Postar um comentário

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

richellecastro_

Richelle Castro | Blog de beleza, autocuidado, moda e mais!