Maquiadoras para se inspirar: Vanessa Rozan


Vanessa Rozan é uma das beauty artists mais conhecidas e respeitadas do país. Bem-sucedida, com programa no ar na TV, mãe da Pina, dona/proprietária do Liceu de Maquiagem e com mais de um milhão de seguidores. Eu sou meio suspeita para falar, acompanho o trabalho da Van (muito íntima) há 10 anos, desde o comecinho do Esquadrão da Moda. Foi com ela que eu aprendi que o melhor primer para a pele é hidratante e filtro solar.

Assim como muita gente do meio, Vanessa não pretendia ser maquiadora, acabou acontecendo. Como assim "aconteceu"? Explico: Vanessa entrou na faculdade de Comunicação Social na ESPM de São Paulo, acabou por ingressar no mercado publicitário, trabalhou em agências, mas não estava satisfeita com a carreira, apesar da estabilidade da carteira assinada.

Então ela optou por fazer um curso técnico de cabelo, seguido pelo de maquiagem em 2002 no Senac - já estudei na instituição e recomendo super. Ao sair do Senac formada, em 2003, e “freelando” para o professor Beto França, foi indicada para trabalhar na primeira loja da M.A.C do Brasil. Lá, passou de trainee a maquiadora sênior em três anos, participou das Semanas de Moda mais importantes do mundo, trabalhando com maquiadores renomados no Brasil e fora.

Depois de seis anos como porta-voz da marca e já apresentando o Esquadrão da Moda, no SBT, abriu a escola e salão de beleza Liceu de Maquiagem, que forma profissionais e amadores desde 2009.

Vanessa empreendedora

Essa mudança do cargo mais alto da M.A.C para dona do próprio negócio não foi uma decisão fácil. "Sei que fui privilegiada por poder mudar de carreira. Na época, morava com meus pais e tinha segurança para fazer essa mudança na vida. A maioria das pessoas não têm, porque precisa bancar as contas da casa. Mudar é sempre difícil".  E completa: "Hoje, me sinto dona de mim. Vejo que a cada trabalho, a cada ruptura e recomeço, aprendi alguma coisa. É um processo, você vai se apropriando da sua história".
Conforme mudam as coisas, mudam também as responsabilidades. Sem filtros, a maquiadora revela o que enfrentou nesse desafio: "Muitas vezes, pensei se valia a pena manter o Liceu. Fazer uma empresa funcionar da maneira correta, como manda a lei, e conseguir ter algum lucro é um desafio para qualquer empresário o Brasil. Tem muitas dificuldades".

Filosofia de beleza

Ainda dentro buscando se aprofundar no mundo do business, buscou estudar o cerne do mercado da beleza. “Como gosto muito de me aprofundar nas coisas, senti que precisava ter uma formação em artes plásticas para ganhar estofo, saber o que estava falando, ter uma visão plural da beleza. Depois, acabei fazendo pós-graduação na PUC em semiótica psicanalítica, porque queria analisar como o corpo da mulher era retratado nas revistas femininas. Padrões inatingíveis sempre foram uma questão para mim.” Não satisfeita, encarou um mestrado em Comunicação e Semiótica, desta vez, com o intuito de analisar o corpo da mulher no Instagram. Mais uma vez, sem pesar um lado da balança. “Não se trata de achar tudo lindo nem tudo ruim, mas, sim, de tentar nos livrar de aprisionamentos e, principalmente, de saber que o que você faz impacta na vida dos outros.”
Com essa bagagem toda, Rozan sempre busca realçar a beleza das mulheres, ao invés de esconder ou transformar em outra pessoa, respeitando sempre o estilo individual. É algo muito notável se você assiste ao programa.

Estilo


Vanessa já teve cabelo longo, médio, curto-chanel, franja, reto, desfiado. Agora está com o corte pixie. O estilo é uma mistura de clássico com moderno que todos gostam. Casual, esporte, romântica de tudo um pouco. Com o cabelo mais curto, ela tem apostado cada vez mais em acessórios para compor o look.
A make assinatura é uma pele feita bem natural, blush e contorno suaves, olhos discretos com uma sombra neutra, cílios curvados com rímel e batom vermelho - que se vê em quase todas as fotos.


Acompanhe a VR nas redes sociais Instagram, Facebook e não deixe de conferir o canal do YouTube dela com a Fabi (de quem irei falar mais adiante) Meu Glitter Minha Vida.

Comente

Um comentário

  1. Olá Richelle, gostei dos comentários, acesse o link e saiba mais:
    https://hotm.art/com-arte

    ResponderExcluir

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

louiserichelle_

Richelle Castro | Blog de beleza, autocuidado, moda e mais!