Como se livrar de marcas avermelhadas de espinha - seu guia definitivo!

Kendall Jenner também é gente como a gente

Oi, mores. Tudo bom? Entre meus 15 e 19 anos sofri com acne severa e persistente (pretendo contar tudo mais adiante), agora a situação está bem controlada. Ok, agora que as espinhas secaram, o que surgem? As marquinhas chatas. E estou aqui para compartilhar com vocês como tratá-las, através de muita pesquisa com embasamento e depois de várias decepções tentando removê-las sem sucesso.

Antes de dar dicas de como remover, primeiro precisamos conhecer muito bem nosso inimigo, certo?

Aquelas manchas vermelhas — ou roxas, no caso de pele negra — que você está tentando tratar não são marcas de hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI) e os produtos que você está usando para clarear podem ser ineficazes.

O que é hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI)?

A hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI) é uma mancha marrom ou preta causada pela superprodução de melanina (pigmento que dá cor a pele, cabelo e olhos). Tipos de pele mais escuros (IV-VI) são mais suscetíveis à HPI porque possuem melanócitos (células que produzem a melanina) hiperativos.
Causas: A HPI é desencadeada por uma resposta inflamatória que inicia a produção de melanina. Possíveis causas incluem: adquirir uma espinha, envelhecimento, gravidez (melasma), hormônios e exposição ao sol.

Agora que sabemos o que é a HPI, precisamos conhecer o eritema pós-inflamatório (EPI).

O que é eritema pós-inflamatório (EPI)?

O eritema pós-inflamatório é um termo recentemente cunhado e que vem ganhado atenção no meio dermatológico, referindo-se às marcas vermelhas ou arroxeadas deixadas pela inflamação (geralmente acne). A vermelhidão que você vê é resultado de “discretas máculas eritematosas”. Em outras palavras, dano ou dilatação feita nos capilares cutâneos (pequenos vasos sanguíneos) perto da superfície da pele, resultando em pequenas manchas vermelhas.
EPI cai no espectro de tons de pele mais claros, e é menos provável de afetar pessoas de cor. É possível ter uma mistura de EPI e HPI. De fato, o EPI pode às vezes transformar-se em HPI se não for tratado. Eu suspeito que a maioria das pessoas tem uma combinação de ambos. Tratamentos voltados para o tratamento de HPI (manchas marrons) focam na inibição da produção de melanina, que infelizmente não afeta EPI porque ele não é um problema induzido por melanina.
Causas: é o resultado de inflamação causada por trauma. Isso inclui, mas não se limita a — acne inflamada, estrias, pele seca ou desidratada, queimaduras químicas, esfoliação excessiva, cortes, arranhões, queimaduras solares, exposição ao sol, etc.

Como tratar o eritema pós-inflamatório (EPI)?

Neste momento, há poucos métodos viáveis ​​de tratamento de EPI: lasers vasculares (por exemplo, o Vbeam Perfecta, luz intensa pulsada (LIP), Excel V, QuadroStar Pro Yellow, Nd-YAG e PicoSure) e fitas de silicone para cicatrizes.
Por que fitas de silicone? Os mecanismos por trás das fitas de gel cicatrizantes são menos compreendidos, mas são conhecidos por aumentar a hidratação do estrato córneo (camada mais externa da pele), proteger contra a invasão bacteriana e manter a integridade da barreira da pele.
Mas, para uma solução mais barata e acessível, o importante é hidratar a pele muito bem. Há quem afirme que aplicar vaselina na pele ajudou a se livrar da marcas, não custa tentar, não é?
Eu tenho uma forte suspeita de que o eritema pós-inflamatório (EPI) é agravado por causa da barreira cutânea danificada, você precisa estar realmente focando o aspecto hidratante da seu rotina de pele e reduzir a irritação sempre que possível. Ou seja, evite produtos que deixem a pele super seca (como tônicos adstringentes com álcool e sabonetes faciais muito fortes).
Meu conselho: siga essas dicas, aposte num bom hidratante facial, passar protetor solar e, principalmente, tenha muita paciência, as marcas não surgiram da noite pro dia, então para elas irem embora, vai demorar também.

Fontes de pesquisa: 1, 2, 3, 4, 5.
Comente

Postar um comentário

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

louiserichelle_

Richelle Castro | Blog de beleza, autocuidado, moda e mais!