Por que você NÃO deveria usar bicarbonato de sódio na sua pele


Internet é uma ferramenta maravilhosa, fato! Mas também vemos nela, diariamente, informações falsas e dicas absurdas de "influencers digitais" e em blogs, sites, Facebook, YouTube, Pinterest...
E em meio a essa onda natureba, vegan (nada contra veganos, sou veg e admiro a filosofia) e economista (crise impact), isso vem se intensificado. Há receitas caseiras de pasta de dente, desodorante, shampoo seco e daí para pior.
Por favor, não use bicarbonato de sódio na sua amada e sensível pele. Como uma pessoa que tem um pequeno espaço na internet, eu pesquiso toda e qualquer dica que indico antes. Infelizmente muitas pessoas não tem esse cuidado. Então, se você anda passando pasta de óleo de coco com bicarbonato e tonificando o rosto com vinagre, pare imediatamente.
Se você se lembra de alguma coisa da sua aula de química do ensino médio, você vai se lembrar que a escala de pH funciona assim: 1 é ácido, 14 é alcalino. As coisas são mais ácidas ou mais alcalinas, com base em onde elas estão na balança (a menos que seja 7, que é neutro). Como ponto de referência, sua pele é aproximadamente pH 4,5-5, o sangue é 7, um AHA ou BHA efetivo (conjunto de ácidos que são usados para esfoliar e tratar a pele) é entre 3,5 e 4, o bicarbonato de sódio é 9 e o vinagre branco médio (5-10% de ácido acético) é entre 2,40 e 3,40.
O pH é extremamente importante no cuidado da pele ー se muito alcalino, barreira da pele é rompida ou danificada, se muito ácida, corre o risco de queimaduras.
Vinagre e bicarbonato de sódio são produtos domésticos e eles não são mais seguros só porque eles não estão em um corredor de loja de cosméticos. O bicarbonato de sódio pode ser usado para limpar as manchas de um vaso sanitário e também para fazer bolos crescerem, enquanto o vinagre pode ser usado para temperar saladas.
Os problemas de pele geralmente são causados ​​pela genética, dieta, fatores ambientais, hormonais; a pele com o bicarbonato, que danifica a barreira e faz do seu rosto um local de reprodução bacteriana. Pense na barreira cutânea como parte do seu sistema imunológico ー é essencial para proteger de coisas ruins e manter as coisas boas, como a água. Esfregando-o com um limpador muito alcalino está aumentando a umidade de uma forma ruim e diminuindo a capacidade de manter as bactérias em sua pele sob controle. Pior, tonificar sua pele com um produto com um pH de 2,4-3,4, você está colocando sua pele em risco de queimaduras químicas, que na melhor das hipóteses são desconfortáveis ​​sensações de ardor e na pior das hipóteses, uma cicatriz bem difícil de tratar.
Use produtos que são especificamente para uso na pele ー seu rosto não é um vaso sanitário ou uma salada. Eles são equilibrados por químicos cosméticos e geralmente usam ingredientes testados e estudados.
Outra coisa, muitas dessas receitas caseiras são feitas em grandes quantidades para uso diário, como não são estabilizadas, os efeitos podem ser pior a longo prazo, além de não ter a possibilidade de medir a data de validade. Sem falar das contaminações. Em outras palavras, bicarbonato faz mal sim para a pele.

Para mais informações sobre produtos alcalinos e barreira cutânea, aqui, aqui e aqui estão algumas publicações científicas.
________________________________________________________
O mesmo vale para o leite de magnésia que é usado como primer e desodorante, por exemplo, seu pH alto, e portanto, alcalino (10,5) traz as mesmas complicações na pele já citadas acima. Por isso, continue usando o leite de magnésia só como antiácido estomacal e laxante mesmo!
Comente

Postar um comentário

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

richellecastro_

Richelle Castro - Blog de beleza, lifestyle, comportamento, moda e mais!