Veja os mitos e verdades na rotina de pele, de acordo com uma especialista em cosméticos


Paula Begoun, 64, fez barulho na indústria cosmética norte-americana no início dos anos 90. É autora de 18 livros, sendo os mais famosos 'Don't Go To The Cosmetics Counter Without Me', 'The Original Beauty Bible' e 'Blue Eyeshadow Should Be Illegal'. Oprah Winfrey inclusive apelidou ela de "cosmetics cop" [policial de cosméticos]. Criadora do Beautypedia.com, uma plataforma que conta com resenhas de mais de 45.000 produtos e fundou a marca Paula's Choice.



Recentemente criou uma polêmica ao afirmar que odeia máscaras de folha (sheet masks), atuais queridinhas das coreanas e celebridades americanas. Ao contrário das máscaras faciais clássicas, que consistem em uma pasta que é aplicada no rosto, deixadas para secar e enxaguar, as máscaras de folha são feitas de uma peça em forma de rosto embebido em uma fórmula líquida, que pode ter várias funções - como hidratar, clarear, tratar acne, etc - e não precisar ser lavada depois. A ideia por trás das máscaras é que a folha ajuda a pele a absorver o produto. Não é o que a Paula acha. "Os ingredientes vão penetrar com base no seu tamanho molecular. Nada mais", disse ela ao Refinery29. "Ter essa folha em seu rosto não forma uma barreira suficiente. É besteira que a folha ajuda os ingredientes a absorverem".

Ela é uma crítica ferrenha do movimento natural. "Tudo soa tão romântico, você sabe, eu fiz este produto local usando a receita da minha avó e ela parece tão jovem. Mas sabemos que a melhor opção é uma mistura de ingredientes naturais e bioengenharia. As pesquisas são claras", ela diz. "Por exemplo, antioxidantes. As uvas são ótimas, há boas pesquisas por trás delas, elas não são irritantes. O antioxidante ativo da uva é o resveratrol. Quando você faz bioengenharia, você obtém uma versão mais estável e potente que pode entrar na pele e interrompa a inflamação e o dano oxidativo. As plantas sozinhas não são estáveis! Quanto tempo dura uma cabeça de alface na sua geladeira? Dada a poluição e os danos causados pelo sol, totalmente naturais não podem ser administrados."
 Junto desse movimento, existe a demonização do protetor solar, e ela responde prontamente. "Você simplesmente não pode produzir um FPS suficientemente amplo de amplo espectro com ingredientes totalmente naturais. As empresas naturais dizem, oh, que vitamina D é boa para você, os protetores solares estão matando você, eles são tão maus. Caso contrário, eles parecem idiotas - por não lhe vender um protetor solar. E se você deixar um balcão de farmácia com alguns novos produtos de pele e não tiver um FPS, então você não terá uma rotina alguma."
Esse é o ditado que nos disseram para aplicar em nossas dietas também: evite alimentos processados ​​e, se sua avó não reconhecer os ingredientes, não os coma. Mas na beleza, isso significa esquecer que até a água tem um nome químico. Begoun acrescenta: "É também uma questão de obter o peso molecular correto, que precisa ser trabalhado. Não me entenda mal, preciso de plantas, preciso de alguns desses extratos. Mas não posso obter prontamente os benefícios que eles oferecem precisam de ajustes. Além disso, enfrentamos agressores antinaturais: poluição, dietas carregadas de açúcar, cigarro, álcool ... é uma tarefa difícil esperar uma solução totalmente natural para tudo isso. Alguns dos melhores ingredientes para a pele - niacinamida, retinol, ceramidas, peptídeos - eles não são naturais! Você não pode torná-los naturais e colocá-los em sua pele", diz Begoun. "Mas você pode bioengenharia para torná-los naturais para sua pele e ser absorvido de forma eficiente, para que sua pele pense: "Aha! Eu sei o que fazer com isso".

A magnata da beleza deu uma dica que pode economizar bons minutos na sua rotina de cuidados com a pele. Muitas pessoas acreditam que devem esperar até que uma camada do produto seque antes de aplicar outra - por exemplo, entre um sérum e um creme -, mas o especialista diz que isso é de fato inútil. "Você não precisa esperar entre camadas de cuidados com a pele, isso é um mito, seu rosto pode parecer tão pegajoso quanto qualquer coisa, está tudo bem, basta dar umas batidinhas nele", disse ela.

Outra dica essencial para aqueles que não querem errar na hora de cuidar da pele: "Proteja, limpe e esfolie. Use antioxidantes, use ingredientes para reabastecer a pele, fique protegido do sol. Não compre nada em um pote".
"Lembre-se que uma boa dieta da pele leva camadas. Eu gosto de ácido lático, ele é hidratante e esfoliante. A niacinamida estimula a produção de ceramida. E fique de olho em qualquer mancha marrom que apareça".

Agora, confira os 10 mitos que envolvem a pele:

Mito 1: pele madura é um tipo de pele

Ao contrário de grande parte das mensagens da indústria de cuidados com a pele, a idade não é um tipo de pele ou uma preocupação com a pele. Os produtos destinados a mulheres com mais de 50 anos são muitas vezes pesados, grossos e oleosos, mas aos 64 anos, ainda tenho pele oleosa que é propensa a espinhas, por isso estes produtos não seriam adequados para mim.
Parece tão óbvio, mas nem todo mundo na mesma faixa etária tem o mesmo tipo de pele.
Sua rotina de cuidados com a pele deve ser baseada em quão seca, danificada pelo sol, oleosa, sensível, fina, manchada ou normal a sua pele é - não tem nada a ver com a idade.
Depois, há a questão das condições da pele, como rosácea, psoríase, alergias e outras doenças da pele, que, novamente, não têm nada a ver com a idade. Calcule o que a sua pele precisa olhando para ela, e não para a sua data de nascimento!

Mito 2: cuidados com a pele superam o botox

Eu estou tão cansada de ouvir celebridades dizer "Eu não fiz lifting, é apenas um bom skincare", quando eu olho para eles e sei que mesmo que eles não tenham ido para faca, eles tiveram preenchimentos, Botox, radiofrequência ou procedimentos por ultrassom, como Thermage e Ultherapy. Como eu sei? Porque se não tivessem, não teriam esse rosto nessa idade. Não há absolutamente nenhuma pesquisa mostrando que qualquer produto de cuidados com a pele pode até mesmo remotamente funcionar como Botox, preenchedores dérmicos ou resurfacing a laser. Nem o Botox age como o Botox se você aplicá-lo topicamente ao invés de injetá-lo nos músculos faciais para "congelá-los".
Então não, os cuidados com a pele não podem fazer o que os procedimentos estéticos fazem, mas eles não podem fazer o que o cuidado pode dar, textura boa à pele, tom e viço.

Mito 3: colágeno suaviza rugas

Colágeno e elastina são as proteínas que ocorrem naturalmente na pele e dão a sua elasticidade jovem.
Em um creme para o rosto, eles podem servir como agentes de ligação à água (ingredientes que atraem a água para a pele e ajudam a mantê-la lá), mas não aumentam o suprimento natural da pele desses elementos de suporte.
Na maioria dos casos, a molécula de colágeno é muito grande para penetrar na pele. Mas, mesmo quando é pequena o suficiente para ser absorvido, ele não pode se ligar ao colágeno existente na pele.
Se você quer estimular a pele a proteger seu suprimento natural de colágeno e construir um novo colágeno (algo que a pele saudável adora fazer e faz muito bem sob as condições certas), proteja-o dos danos causados ​​pelo sol.
Use um produto bem formulado que tenha AHA ou BHA - tipos de ácido que ajudam a remover as células mortas da pele - para esfoliar.
Além disso, procure ingredientes como antioxidantes, que protegem a pele contra danos externos, niacinamida (um tipo de vitamina B), retinol (uma forma de vitamina A) e peptídeos (tipos de proteínas), todos conhecidos como comunicar ingredientes que instruem a pele a funcionar de uma maneira normal e saudável.

Mito 4: caro significa melhor

Existem produtos bons e ruins em todas as categorias de preço. A quantidade de dinheiro que você gasta com produtos para a pele não tem nada a ver com a qualidade ou a singularidade da fórmula.
Já vi muitos produtos caros que são pouco mais que água e cera, e produtos baratos que são lindamente formulados.
Gastar menos não prejudica a sua pele e gastar mais não ajuda. É tudo sobre a formulação, não o preço.

Mito 5: todos precisam de creme noturno

Não há inequivocamente nenhuma diferença entre o que sua pele precisa à noite e o que ela precisa durante o dia. Na verdade, a única diferença entre um hidratante diurno e noturno é que a versão diurna deve conter um protetor solar bem formulado e de amplo espectro.

Mito 6: Pele se adapta à rotina

Nós ouvimos isso o tempo todo: sua pele "se acostuma" a um produto, então você precisa mudar sua rotina de vez em quando. Isso é um absurdo incrível.
A menos que você mude de um produto ruim para um bom, trocar por outro não fará diferença alguma.
A pele não se adapta aos produtos para a pele mais do que o seu corpo se adapta a uma dieta saudável!
Se espinafre e brócolis são saudáveis para você, eles sempre serão saudáveis, e eles continuam sendo, mesmo se você os comer todos os dias.
O mesmo acontece com a sua pele - desde que você esteja aplicando o que é bom para a sua pele e evitando fontes de danos, como a exposição solar desprotegida, então ela permanecerá saudável.

Mito 7: creme para área dos olhos

Não há evidência, pesquisa ou documentação que valide a alegação frequente de que a área dos olhos precisa de ingredientes diferentes daqueles que você usa no rosto, na área do pescoço ou no decote.
O rótulo dos ingredientes nestes produtos "especializados" é mais do que prova. Cremes para os olhos são um capricho da indústria de cosméticos projetados para evocar a venda de dois produtos quando apenas um é necessário.

Mito 8: manchas da idade são inevitáveis

O termo "manchas de idade" não é muito preciso. Tom de pele irregular e manchas marrons vêm de anos de exposição ambiental que leva a enzimas na superfície da pele causando imperfeições. Seja do que você quiser chamá-los, essas manchas não são desejados e podem aparecer em qualquer idade.
Para aliviar manchas escuras teimosas, você precisará de uma prescrição médica para usar agentes clareadores fortes como hidroquinona, mas para obter um tom de pele uniforme e brilho renovado, existem ingredientes prontos para o uso que funcionam. Procure produtos que contenham niacinamida, vitamina C e certos extratos vegetais como arbutina. Mas lembre-se: para produtos clareadores ou clareadores de pele funcionarem, você precisa usar proteção solar de amplo espectro 365 dias por ano.

Mito 9: somente hipoalergênico para peles sensíveis

"Hipoalergênico" é uma palavra sem sentido, nada mais do que um artifício publicitário que insinua que um produto é improvável ou menos provável de causar reações alérgicas e, portanto, melhor para pele sensível ou com problema.
Não há absolutamente nenhum método de teste aceito, restrições de ingredientes, regulamentos, diretrizes, regras ou procedimentos em qualquer parte do mundo para determinar se um produto se qualifica como sendo hipoalergênico.
Uma empresa pode rotular seu produto de "hipoalergênico" porque não há um regulamento que diga que não pode, portanto, muitos produtos rotulados como "hipoalergênico" contêm ingredientes problemáticos que podem desencadear reações alérgicas.

Mito 10: Pele seca? Beba mais água

Somos rotineiramente aconselhados a tomar litros de água por uma pele clara e brilhante, mas até recentemente não havia pesquisas indicando que beber qualquer quantidade de água tivesse algum impacto na pele.
Mas em 2015, um estudo publicado na revista Clinical Cosmetic Investigative Dermatology demonstrou que beber água impactou positivamente a pele; no entanto, seriam necessários muito mais do que os oito copos normalmente recomendados para ver os benefícios - seus resultados sugeriam que você teria que beber quase 16 copos de água todos os dias para obter alguma melhora[!]
O fato é que, por mais que você beba água, ela nunca vai substituir totalmente o cuidado com a pele. Porque a pele seca não é tão simples quanto a falta de umidade. As causas e os tratamentos da pele seca são muito mais complicados.
Pode ser causado por seus genes, danos causados ​​pelo sol, seus hormônios ou sua saúde, mas geralmente acontece quando a superfície da pele é rompida.
Então, é tanto o que você aplica à superfície quanto o que você consome, que irá mantê-la hidratada.

Fontes: Refinery29 e Femail

E aí o que acharam? Eu particularmente não concordo 100% com tudo, mas muito do que ela diz tem fundamento. No fim das contas, tudo é questão de testar e ver o que funciona para a gente.
Comente

Postar um comentário

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

louiserichelle_

Richelle Castro | Blog de beleza, autocuidado, moda e mais!