Tudo sobre vitamina C para pele

Foto: Dhanya Purohit

Que a vitamina C na alimentação é maravilhosa todos já sabem, não é?! Mas e para a pele? Sim, o ácido ascórbico (outro nome para a vitamina) também faz maravilhas se aplicado topicamente na pele. E não, não é para pegar o limão e passar no rosto, haha. A indústria cosmética já está avançada o suficiente para criar uma fórmula segura, estável (muuito importante) e com pH adequado para produzir produtos incríveis com esse ingrediente tão nobre.

As maravilhas da vitamina C

A vitamina C é um exímio antioxidante, combate os radicais livres, ou seja, previne o envelhecimento das células. Por isso é ótima para erradicar as rugas e linhas de expressões. Mais que isso, ela promove a esfoliação através da remoção de células mortas e melhora a absorção de outros ingredientes que irão ser aplicados em seguida. Outro benefício para a cútis é a sua capacidade de uniformizar o tom da pele e clarear manchas, dando um efeito de pele iluminada. Além disso, estimula a produção de fibras de colágeno e elastina - mais um reforço para sua ação anti-idade - e promove a hidratação. Convencido(a)?

Produtos com vitamina C



  1. Redermic Hyalu C - La Roche-Posay
  2. Fresh Pressed - Clinique
  3. Vitamin C Suspension 23% + Ha Spheres 2% - The Ordinary
  4. C E Ferulic - SkinCeuticals
  5. Ivy C - Mantecorp
  6. Pure C 5 - Ada Tina
  7. Improve C 20 - Dermage
  8. Renove C - Bel Col

Como combinar a vitamina com outros ativos

A gente é tão bombardeada com informações sobre novidades incríveis que a gente quer usar tudo ao mesmo tempo e acaba comprando vários produtos com princípios ativos diferentes. Cuidado! Devemos montar nossa rotina de pele com parcimônia para não sensibilizar a pele. Confira os ingredientes mais famosos e as considerações a respeito.

Pode usar junto

Vitamina E - Liberado! Vitamina E e C juntas fazem maravilhas se usados juntos. Ambos são antioxidantes muito bons e seus efeitos são potencializados, pois vitamina E é solúvel em lipídeos e a C em água, essa combinação é perfeita.
Arbutina - A arbutina previne a formação de melanina na pele, enquanto a vitamina C remove a pigmentação formada. Casamento perfeito caso você tenha pele manchada.
Peptídeos - Vitamina C e peptídeos juntos aumentam ainda mais a produção de colágeno na pele. Simples assim, tem coisa melhor?!

Não pode usar junto

AHA/BHA - Os alfa hidroxiácidos (ácido glicólico, lático, málico, tartárico, cítrico e mandélico) e beta hidroxiácido (ácido salicílico) são esfoliantes químicos bem conhecidos, a vitamina C também tem ação esfoliante, essa esfoliação excessiva irrita a pele. Mas se você quer MUITO usar os dois ou comprou um produto que tenha esses ingredientes e não quer jogar fora, você pode usar em dias alternados, se usar AHA/BHA em um dia, não usar a vit C, vice versa. Sempre de olho em qualquer reação adversa.
Niacinamida - Há controvérsias, alguns dizem que a forma mais pura de vitamina C, o l-ascorbic acid (LAA) é que não deve ser usado junto (seus derivados como magnesium ascorbyl phosphate, tetrahexyldecyl ascorbate, ascorbyl glucoside, etc então seriam de boa) com niacinamida, pois essa combinação forma niacina que em grandes quantidades gera vermelhidão e 'pinica' o rosto, e afirmam que a mistura faz com que a vit C perca seu efeito. Outros dizem que vit C de qualquer forma + niacinamida é 100% ok, como diz essa matéria aqui. Eu particularmente recomendaria testar, ou, caso não queira arriscar, dê um intervalo de 30 minutos entre cada produto. Ou ainda, usar em turnos diferentes, por exemplo, pela manhã vitamina C (com protetor solar) e à noite niacinamida.
Peróxido de benzoíla - Peróxido de benzoíla é tiro e queda para tratar acne, pois ele mata a bactéria, não é à toa que pode ser encontrado em muitos produtos que combatem espinhas. No entanto, a combinação faz com que a vitamina C oxide, ou seja, perde o efeito.
Colágeno - Eu particularmente sou cética quanto a eficácia do colágeno quando aplicado topicamente na pele. Mas, se mesmo assim você utiliza, saiba que quando a vitamina C e colágeno se encontram, a textura "coagula", o que evita os ingredientes de penetrar na pele. Então, vale a dica de alternar os dias de uso ou horário. 
Comente

Postar um comentário

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

louiserichelle_

Richelle Castro | Blog de beleza, autocuidado, moda e mais!