SPA Day: como fazer um dia de spa em casa em 7 passos


Como nem todos têm condições financeiras ou pode tirar férias a hora que quiser para ir a um salão de beleza ou Day Spa, um 'spa' caseiro em casa mesmo pode ser a solução ideal. É de extrema importância separar um tempo para o autocuidado, isto é, cuidar de si mesmo. Esse momento para si é vital para cuidar das nossas próprias necessidades, espairecer, desestressar e prevenir o Burnout e a estafa que infelizmente se tornaram comuns. Seja você é uma mãe, dona do lar, estudante ou trabalhador, não importa sua posição, todos precisam de descanso.

Mas antes, vamos com um pouquinho de aula de história...


Origem do spa

Você sabia que SPA pode ser uma sigla? Salus per aquam, que é uma expressão do latim e significa a cura pela água ou saúde pela água e era uma ideia muito difundida. Tradicionalmente o que chamamos de spa estavam presentes mais em hotéis ou estâncias localizadas fora da cidade grande e buscados por pessoas que desejavam um dia de descanso e cuidados voltados para a saúde.

Por outro lado, alguns estudiosos argumentam que o termo tem origem na Antiguidade, no Império Romano, em que os mais ricos tinham um hábito de frequentar estâncias localizadas na cidade de Spa, na Bélgica, conhecida por suas águas termais com propriedades curativas.

Independente da origem da palavra, vemos que a hidroterapia (terapia com água) é o pilar.

Como fazer um spa caseiro?

Separe um dia de folga, resolva todas as pendências antes para não ter nenhuma preocupação. Se desconecte do celular e internet, se possível, deixe no modo avião. Opte por um ambiente claro de sua casa, de preferência com plantas. Se tiver luzes LED na cor azul ou verde-claro, ligue-as, pois auxiliam no relaxamento. A boa e velha luz amarela (quente) também é uma ótima opção. Se  for possível, monte um buquê de flores naturais, levantam o astral de qualquer ambiente assim como cristais.
Você pode fazer sozinha ou convidar as amigas e aproveitar pra fazer uma 'festa do pijama' ou a dois com o namorado/marido.

O que você vai precisar:



Passo 1: ambientação



Ajuste as luzes da casa, acenda as velas/incenso/difusor/o que tiver de cheirinho, aperte o play na playlist de sua escolha. Atenção especial as velas, não deixe próximas de cortinas, janelas, fique sempre no mesmo ambiente que elas estiverem! Separe todos os produtinhos, vestimenta, se for fazer uma receita mais elaborada pra comer depois, faça logo. Tudo pronto, vamos começar...


Passo 2: banho revigorante



Prepara o seu banheiro, seus cosméticos e toalhas, se for adepta da prática dry brushing, essa é a hora de fazer. Depois, tome um banho completo, lave todo o corpo, esfolie o corpo inteiro, inclusive os pés com um esfoliante ou com uma bucha vegetal, sempre com suavidade para não irritar a derme. Lave os cabelos, massageando sempre o couro cabeludo com os dedos, nunca as unhas.
Ao fim, enxugue a pele e passe um bom hidratante corporal, aproveite e faça uma automassagem e drenagem linfática (assista a esse vídeo e esse). Vista então sua roupa confortável.


Dica: um ramo de eucalipto e/ou lavanda amarrado na base do chuveiro com um barbante, ao ligar o chuveiro elétrico no modo inverno, irá liberar óleos essenciais com propriedades relaxantes.

 


Passo 3: tratamento capilar



Com os fios úmidos, retire o excesso de água e aplique uma boa máscara capilar enluvando os fios. Deixe agir no tempo indicado, enxágue, passe um condicionador e enxágue novamente. Deixe secar naturalmente. Use um leave-in adequado para seus cabelos.

Veja também: Cronograma Capilar

Passo 4: tratamento facial



Corpo e cabelos limpos, agora é o momento da skincare. Lave o rosto e use um sabonete facial adequado a sua pele, com a pele ainda molhada esfolie o rosto com movimentos circulares e leves. Enxágue, seque a pele com uma toalha de rosto e aplique uma máscara facial ou use uma sheet mask, deixe agir no tempo indicado, enxágue (caso esteja na instrução). Aplique um sérum e hidratante facial. Por fim, finalize com uma massagem facial com os dedos (veja o vídeo) ou um rolinho de jade ou gua sha.


Passo 5: hora de cuidar das mãos e dos pés

Foto: Unsplash


Não negligencie seus pezinhos e mãos, que sofrem tanto. As mãos sofrem com a ação de sabonetes, álcool em gel, detergentes de louças e os pés com atrito de sapatos e pressão caso passe muitas horas de pé, portanto, eles merecem um cuidado a mais. Faça um escalda-pés, que é muito simples, esquente água, deixe na temperatura de mamadeira, aquela que você pinga dorso da mão e não dói, por volta de 45° C, despeje essa água morna numa bacia, adicione gotas de óleo essenciais, um pouco de sal grosso, flores secas e ervas — como pétalas de rosas e alecrim. Mergulhe os pés e deixe-os imersos por uns bons minutos, aproveite e tire as células mortas da sola com uma pedra-pomes. Seque-os e passe um hidratante. Remova o esmalte antigo, hidrate as cutículas, nunca retire. Limpe e lixe as unhas e faça a nova esmaltação.

Passo 6: pausa para o lanche



Prepare um lanche leve, como um sanduíche natural, uma salada de vegetais ou frutas, uma vitaminada... Um chá com biscoitos é uma ótima pedida.  Afinal, a beleza vem de dentro para fora. Um drink, uma tacinha de vinho ou champanhe estão liberados hoje, pois sabemos que a uva contém resveratrol, um potente antioxidante, mas sem exageros, viu? Evite a ressaca nesse momento, rs.

Passo 7: finalize com uma meditação

Foto: Mart Production


Para fechar o spa day caseiro com chave de ouro, nada melhor que um momento de contemplação. Se você nunca fez meditação, não se preocupe, pois hoje há inúmeros aplicativos para isso e no YouTube e Spotify você encontra meditação guiada. Para isso, sente-se com a coluna ereta, em um sofá, cadeira ou no chão com almofada, feche os olhos, o que você deve ter em mente é concentrar-se na respiração, deixe os pensamentos virem e irem, como nuvens, foque em inspirar profundamente e expirar de forma consciente.


Enfim, descanse totalmente. Vá assistir a um filme leve de temática natalina, uma comédia romântica, uma série 'comfort'... Ou se for um leitor voraz, leia um livro cuja leitura seja suave, nada de temas pesados!
Comente

Postar um comentário

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

richellecastro_

Richelle Castro - Blog de beleza, lifestyle, comportamento, moda e mais!