Conheça os tipos de argila, benefícios e jeitos de usar

Máscaras de argila branca, preta e rosa com flores e pepino

Naturais, eco-friendly, versáteis e multifuncionais, as argilas continuam sendo as melhores máscaras e tratamentos cosméticos com custo-benefício que temos conhecimento. A argila surge na natureza através da alteração de rochas, por isso são compostas de minerais e são encontradas próximas as margens de rios e arroios. Conheça os tipos, propriedades e formas de como usar essas maravilhas.

Tipos de argila e seus benefícios

Verde

A mais conhecida, é ideal para peles oleosas e acneicas, pois controla a produção excessiva de óleo. Quem tem queda de cabelo e caspa/seborreia irá se beneficiar bastante dela. Possui funções anti-inflamatória, adstringente, tonificante, secativa e cicatrizante.

Branca

É muito utilizada no clareamento da pele, contra manchas. Bem como diminui a oleosidade, tem ação cicatrizante e antioxidante (antienvelhecimento). É bem suave e indicada a quem tem pele sensível, eu gosto de misturá-la com a argila verde em proporção igual 1:1, porque a verde é muito forte e dá sensação de coceira e ador, com a branca, esses desconfortos são diminuídos.

Preta

Considerada a melhor, é de origem vulcânica. Tem como benefícios o efeito rejuvenescedor e alivia efeitos do estresse na pele, fazendo um verdadeiro detox na pele e couro cabeludo. Além de controlar a oleosidade.

Amarela

É uma argila super hidratante, rica em silício, elemento importantíssimo na formação de colágeno na pele. Funciona como um purificante, adstringente e remineralizante. É indicada para peles maduras e sensíveis.

Vermelha

A argila vermelha é rica em ferro e hematita, estimula a circulação sanguínea, restaura a pele ressecada e ajuda na elasticidade. Desintoxica, purifica, além de ajudar no tratamento de gordura localizada.

Cinza

É a mistura das argilas negra e branca, possui características de ambos.

Rosa

É a mistura das argilas vermelha e branca, possui características de ambos.

Agora que você sabe de todos atributos de cada uma, aprenda a como usar da melhor maneira para ficar com a pele radiante!

Como usar?

Você pode fazer máscaras faciais e capilares, usar em receitas para combater incômodos no couro cabeludo como a oleosidade excessiva e estimular crescimento dos cabelos. Além de poder fazer uma fangoterapia caseira, que é o tratamento voltado para fazer um detox corporal, diminuir medidas e celulites.


Dicas: evite usar colheres ou espátulas de metal para evitar a perda dos elementos. E para fazer a mistura, dê preferência a soro fisiológico, água termal e filtrada. Se já aplicada a máscara no rosto, borrife água para prolongar a umidade na pele. No lugar da água/soro, use chá verde se quiser aumentar o poder antiacne e rejuvenescedor.

#1 Receita de máscara facial simples

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de argila de sua preferência
  • 1-2 colher(es) de sobremesa de água (depende do quão cremosa ou líquida você quer a mistura)

Modo de preparo:

Em um recipiente de vidro, plástico ou cerâmica, misture os dois itens até ficar bem homogêneo e passe com um pincel língua de gato ou tipo leque por todo o rosto. Deixe agindo por 15-20 minutos e depois lave em água corrente.

#2 Máscara capilar detox (contra oleosidade, caspa e estimula crescimento)

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de argila verde ou preta
  • 1-2 colher(es) de sopa de água ou chá de alecrim/verde
  • 2 gotas de óleo essencial de alecrim ou lavanda (opcional)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até formar uma pasta, aplica no couro cabeludo com o auxílio de um pincel de aplicar tintura. Deixe agindo por 15-20 minutos e depois enxágue.

#3 Máscara clareadora

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de argila branca
  • 1-2 colher(es) de sopa de chá de camomila

Modo de preparo:

Após esfoliar a pele, faça essa mistura, aplique nas áreas que deseja clarear, como rosto, axilas, entre as coxas e deixe agindo por 10-15 minutos.

#4 Detox para diminuir celulite e reduzir medidas

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de argila verde
  • 1/2 xícara de água filtrada ou chá verde
  • 1 colher de chá de gengibre em pó (opcional)

Modo de preparo:

Misture a argila e a água ou chá até formar uma pasta. Passe no local que precisa ser tratado (pernas, barriga, braços e/ou bumbum). Envolva com papel filme as áreas onde aplicou. Deixe agir por aproximadamente 30 minutos. Retire no chuveiro com movimentos circulares de baixo para cima. Para finalizar e potencializar o efeito é importante usar um bom gel redutor ou mesmo um creme hidratante para o corpo.

Espero que tenham gostado das dicas. Não esqueçam de comentar as suas experiências e resultados! :)
Comente

Postar um comentário

✧ Não esqueça de comentar, sua opinião aqui vale ouro.
✧ Mantenha o respeito com a autora e os comentaristas.
✧ Com sua conta do Google ou como Nome/URL fica mais fácil de se identificar, mas para isso você precisa habilitar os cookies no seu navegador, senão seu comentário ficará automaticamente anônimo.
✧ Marque a opção Receber notificação para receber sua resposta por e-mail! ♡ Obrigada pela visita e volte sempre! ♡

▸ Vídeo Mais Recente

louiserichelle_

Richelle Castro | Blog de beleza, autocuidado, moda e mais!